terça-feira, 30 de junho de 2015

Lançamento dos livros: "O Livro de Cada Um" - Leida Reis / "Macaco Marx" - Roberto Mendonça




















































































































 O lançamento dos livros, dos jornalistas, Leida Reis e Roberto Mendonça, fechou com chave de ouro o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, no Ribalta, espaço anexo ao Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal de BH, com o friozinho agradável, na manhã/tarde ensolarada do dia 28 de junho. Foi um sucesso. A escritora, jornalista profissional, Leida Reis, também curadora do FLI Bh, apresentou aos leitores sua mais recente obra literária - "O Livro de Cada Um" - que agradou sobremaneira os leitores, a partir do título coloquial. Estes, ansiosos para curtirem o conteúdo, antes mesmo do autógrafo da escritora, já se dedicavam à leitura, ao som do Conjunto Musical de Clarice Poesia, filha da Leida. Muitos foram os comentários, comparativos a livros anteriores da autora, reafirmando que ela escreve muito bem. Para muitos, impossível não se ler, ou pelos menos, tentar ler de uma só vez, cada uma de suas publicações. Comentário testemunhado espontaneamente pelo repórter deste Alto Astral News, sem a provocação de uma possível entrevista. Restando-nos meditar: qual seria a nossa história, o nosso livro? - O escritor, poeta e também jornalista, amigo e colega de profissão de Leida, Roberto Mendonça, ofereceu através de sua amada Clarice, uma Performance Declamatória de alguns poemas do seu título  "Macaco Marx".  Cruel, filosófico, politicamente, in ou correto, sarcástico, introdutório de uma  ampla crítica social e econômica e de costumes da sociedade como um todo. Também erótico consensual e enfeitiçante, ou melhor, do mais puro fetiche descritivo e lascivo. Aprovada a desenvoltura da declamante, Clarice Fonseca, de voz agradável, ou, voraz, quando necessário, nas nuances de cada verso declamado. Foram momentos de profunda reflexão e atenção em cada expressão da artista da palavra. A partir do próprio autor de "Macaco Marx", jornalista Roberto Mendonça, deu para perceber o interesse pelo conteúdo da obra. Roberto, a cada verso declamado, demonstrava estar apreciando a leitura de sua obra, como se estivesse diante de um conteúdo não produzido por ele. Suspirava, e confessava para si, em voz baixa, "como declama bem, que voz maravilhosa..."  - E tinha razão. O encantamento tomou conta de todos, apesar da seriedade de cada verso. 

NOTA: Em próxima edição os vídeos especiais da parte musical sob a liderança de Clarice Poesia e da Performance Declamatória, referidas acima.

SERVIÇO:
O FLI Bh - Festival Literário Internacional de Belo Horizonte é uma realização da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, através da Fundação Municipal de Cultura, da capital.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário