quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O PIONEIRO EM DATAS COMEMORATIVAS

O PIONEIRO EM DATAS COMEMORATIVAS  
FRANKLIN LOPES DE FREITAS


Juntar ou reunir informações sobre datas comemorativas e celebrações de um modo geral, até formar um arquivo delas, de janeiro a dezembro, é uma opção que muita gente tem como hobby. Mas na maioria das vezes é uma ferramenta de trabalho, principalmente para radialistas que as usam para divulgar em seus programas diários; jornalistas que criam calendários em seus jornais ou revistas; vendedores ambulantes que usam datas especiais para venderem seus produtos em eventos, tais como feiras, festas de padroeiras e etc. Em bibliotecas privadas e principalmente públicas encontramos alguns desses arquivos, embora de pequeno porte e poucas obras que discorrem sobre o assunto. Foi por isso que, em 1986, Franklin Lopes de Freitas, da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, após investigar por vários dias sobre o Dia da Mentira, comemorado em 1º de abril de cada ano, e por não ter conseguido informações precisas sobre essa celebração, se tornou um pioneiro. Procurou na Biblioteca Pública do Rio de Janeiro o conteúdo para sua pesquisa. Lá, foi conhecendo outras datas celebrativas e decidiu copiar tudo que ia encontrando em sua garimpagem. Em pouco tempo, e continuando a pesquisar em suas viagens pelo Brasil, conseguiu formar o maior acervo de datas comemorativas. Decidiu, então, lançar em 1999 a primeira agenda exclusivamente com esse conteúdo. A primeira tiragem, de mil agendas, teve todo o lucro doado para Instituições beneficentes. Em 2009 relançou essa mesma agenda com três mil exemplares, doando novamente todo o lucro para entidades socioculturais e humanitárias, que teve em pouco tempo a edição esgotada. Atualmente são tantas comemorações que a agenda tem de ser ampliada.
Durante muito tempo vários jornalistas, radialistas e outros profissionais de áreas diversas, ligavam para o Franklin, para saber origens de várias datas comemorativas, nacionais e internacionais. Nesse período o pesquisador pioneiro, Franklin Lopes, decidiu formar também uma biblioteca especializada com esse objetivo. Em em 2009 seu trabalho foi reconhecido, entrando para o RankBrasil, o Livro dos Recordes Brasileiros, como o Maior Colecionador de Datas Comemorativas.
Não parou aí. O que mais dá para admirar no pioneiro recordista colecionador de datas comemorativas é a sua bondade e boa vontade em ajudar o semelhante. Em 2013 o pesquisador recebeu uma ligação de um desconhecido, de nome Antônio César Ribeiro, da cidade Américo Brasiliense, do estado de São Paulo, Brasil. Antônio César lhe falou sobre o seu trabalho de radialista, de sua paixão em colecionar datas comemorativas, e de seu sonho em ser recordista um dia. Acreditem, Franklin Lopes de Freitas imediatamente, e sem pensar duas vezes, lhe doou todo o seu acervo. Além disso, o indicou para ser o novo recordista dessa área, lhe oferecendo o título de Rei das Datas Comemorativas! - “Pois é, isso é incrível!” Como diria Sílvio Santos, um dos maiores comunicadores e apresentadores de programa de auditório do Brasil. Só nos resta dar os parabéns a Franklin, pelo pioneirismo e pelo desprendimento. É de gente como você que o Brasil precisa.











Repórter - Claudio Ramos.

Repórter fotográfico do Blogue – Jones.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário