quinta-feira, 13 de setembro de 2012



Notícias

12/09/2012

14° Festcurtas - Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte realiza sua 14° edição entre 14 e 23 de setembro. Nos 10 dias de programação, serão exibidos 170 filmes vindo de países como França, Bósnia, Estados Unidos, Lituânia, África do Sul, Rússia, Suíça e Brasil. As obras vão experimentação à narrativa ficcional clássica; a diversidade de olhares sobre o mundo; a aposta na ousadia e na busca por novas possibilidades.

O FestCurtasBH tem como tradição as Mostras Competitivas Internacional, Brasil e Minas, que reúnem 73 filmes na disputa. Além delas, mais sete mostras especiais estão programadas: Movimentos de Mundo, Animação, Maldita, Infantil e Juventude; e a seleção dos curadores convidados. Tiago Mata Machado traz filmes emblemáticos do Underground Americano, uma homenagem à trajetória de Robert Frank e Ron Rice; e o curador do Festival Internacional de Rotterdam, Theus Zwakhals, escolheu os principais destaques da edição 2012 do evento holandês para mostrar aos belo-horizontino.  Debates, sessões comentadas e oficinas completam a grade de eventos.

Par um dos principais marcos da história do cinema, o filme Viagem à Lua, de George Méliés, será exibido no Grande Teatro do Palácio das Artes com trilha especialmente produzida por Arnaldo Baptista. O músico tocará ao vivo durante a exibição do curta-metragem. A cerimônia, aberta ao público, ocorre no dia 14 de setembro, às 19 horas, e inaugura ainda o evento Noite Branca, também realizado pela Fundação Clóvis Salgado. Após a exibição do filme de Méliés, outros três curtas serão exibidos na sequência. O francês La Règle de Trois, de Louis Garrel; o russo Hermeneutics, de Alexei Dmitriev; e o alemão The Centrifuge Brain Project, assinado por Till Nowak.


O destaque vai para a abertura do festival. Um dos principais marcos da história do cinema, o filme Viagem à Lua, de George Méliés, será exibido no Grande Teatro do Palácio das Artes com trilha especialmente produzida por Arnaldo Baptista. O músico tocará ao vivo durante a exibição do curta-metragem. A cerimônia, aberta ao público, ocorre no dia 14 de setembro, às 19 horas, e inaugura ainda o evento Noite Branca, também realizado pela Fundação Clóvis Salgado. Após a exibição do filme de Méliés, outros três curtas serão exibidos na sequência. O francês La Règle de Trois, de Louis Garrel; o russo Hermeneutics, de Alexei Dmitriev; e o alemão The Centrifuge Brain Project, assinado por Till Nowak.


Para completar a programação, o público vai poder conferir debates e sessões comentadas. Com entrada franca, o Festival acontece no Palácio das Artes.

A programação completa, sinopses e outras informações estão disponíveis no site www.festcurtasbh.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário