quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MEMORIAM - AD PERPETUAM REI - (notas autobiográficas)



Clique sobre a imagem para baixar o livro em PDF

 No Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, criado em1970 em homenagem à data do aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923), o nosso blog obteve a permissão para publicar esta obra literária. Foi gentilmente cedida pelo Professor Doutor Francisco das Chagas Rodrigues, o autor, em atenção aos nossos seguidores. Basta um clique para nos deliciarmos com uma leitura de real importância.      
               Não fosse a definição própria para Epopeia, assim poderíamos declinar sobre essas notas autobiográficas seletas. Obra que não tendo o autor a "preocupação com a exata cronologia dos fatos" transforma o conteúdo em um verdadeiro roteiro cinematográfico. O flashback credencia a isso, mesmo quando sabemos que para a literatura a palavra própria seria analepse. Comparável a Camões em Os Lusíadas. O início a meio da ação (in mediares). 
                 É uma obra motivacional. Não diria de autoajuda, pois nelas há técnicas e conselhos a seguir, o que não é o caso de MEMORIAM. É o bom relato de bons exemplos, de determinação e superação, antes de tudo. Curto e grosso quando necessário, romântico, poético e emocionante, a maior parte do tempo, quando das ações de vida.

                 Ainda criança, o autor tinha um propósito, já planejava e se interrogava o que poderia fazer para não continuar estanque.
         Estamos entregando ao leitor, sem ônus, uma fonte de conhecimento, de entretenimento e bons exemplos, como é este  "AD PERPETUAM REI" -- MEMORIAM --             

Nenhum comentário:

Postar um comentário