domingo, 16 de junho de 2013

APRENDA A GOSTAR DE LER - "TEXTOS E CONTEXTOS ATRAVÉS DOS TEMPOS".



     PARA APRENDER E GOSTAR DE LER

      Os professores Isidro Passos e Roberto Dornas lançaram, recentemente, a obra “Textos e Contextos Através dos Tempos”, que representa, antes de tudo, um esforço bem sucedido no sentido de tornar nossa língua e nossa  literatura  mais conhecidas, apreciada e respeitadas.
    Isidro Passos, natural de Guapé – MG e formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, publicou diversas crônicas,  entrevistas, resenhas e ensaios literários em jornais mineiros. É professor de Língua Portuguesa e Literatura Luso-Brasileira na Escola Municipal Imaco.
       Roberto Dornas é professor, advogado, Diretor do Instituto Itapoã e Presidente da CONFENEN - Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino - há mais de 30 anos.
    “Textos e Contextos Através dos Tempos” não é uma gramática  nem mais um famigerado livro  de dicas  sobre  a chamada  “interpretação de texto”, esta última, pelo contrário, combatida  pelos autores como forma errônea  de se buscar estimular  os gosto pela leitura nas escolas.  Para Isidro Passos e Roberto Dornas, a mania de interpretação de texto contribui para o desprestígio e a ojeriza da leitura. Para eles, “leitura é prazer, deleite, alimento da sensibilidade, transcendência aos páramos espirituais, que não se conformam à técnica ou à vomitação do que se leu”. Ambos afirmam que o leitor tem que sentir e não interpretar.  Tem que ter à sua frente bons e bem cuidados  textos e não a pobreza que lhes é impingida, de que  os  estudantes  são as maiores vítimas”.
    A publicação tem o grande mérito de mostrar aos estudantes não só os valores históricos da linguagem, como abre portas  para que os discípulos de  hoje,  sem traição ao que é contemporâneo, aprendam  a entender  e admirar  a Língua  Portuguesa, patrimônio  nosso, que Bilac chamou com toda a razão “última flor do Lácio  inculta e bela”.
    O livro foi organizado em três cadernos distintos. O primeiro está dividido em 13 blocos, cada um deles enfocando um estilo  de época  e alguns  dos seus  principais autores. O segundo apresenta trechos da Bíblia, frase populares  registradas em para–choques de caminhão,  provérbios  e letras de música. O terceiro traz exemplos de cartas para diferentes ocasiões, documentos, expressão pessoal, formal e oficial.

    Preço unitário da obra: R$ 65,00
    Onde obter mais informações: pelo telefone (31) 3444 – 8089
    Fale direto com os autores e saiba mais sobre o prazer da leitura.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário