quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

CAVEIRAS DA MONTANHA.Obra inédita de Sgt Mauricio.BOPE. PMMG

 CAVEIRAS DA MONTANHA, o livro inédito, contando a verdadeira história dos 35 anos de Operações Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais, de autoria do 1°Sgt PM Maurício Carlos de Souza, idealizador e coordenador do Memorial do BOPE, ocorreu no dia 16 de dezembro de 2022, na sede, bairro Gameleira, em Belo Horizonte. O cerimonial esteve organizado pela eficiente equipe do DCO/PMMG.

Considerando o sepultamento do genitor do Major Daniel Lopes Teixeira, subcomandante da sede do Bope, naquela tarde, foi solicitado a todos os presentes, um minuto de silêncio, pelo retorno dele, à pátria espiritual.

O anúncio regular ao Comandante do CPE, para início da solenidade contou com as notas afinadas do Corneteiro, seguido de ordens militares. O toque de presença do Veterano mais antigo presente, homenageou o Cel Aures de Oliveira Júnior. Nosso Hino Nacional Brasileiro teve a exímia execução do Quarteto Musical da Orquestra Sinfônica da PMMG que, durante intervalos apresentou mais duas canções. O Mestre de Cerimônias apresentou a descrição dos principais objetivos da Instituição e a seguir leu o brilhante curriculum vitae do autor Maurício.

Convidado para apresentar sua obra, justificativa, dedicatória e agradecimentos, o autor com grande eloquência, citou o texto bíblico apropriado ao reconhecimento de quem tem fé, justiça na face da terra, a vitória sobre a morte, desde os tempos de Jesus cravado na cruz, e explicou vários simbolismos da CAVEIRA. Convidou o Menino-Miguel para fazer a Oração das Operações Especiais. Emocionante apresentação e demonstração de afeto. Enquanto ouvia-se a música ao vivo, o autor  entregou exemplares do livro às destacadas autoridades presentes.

O discurso do Veterano Cel QOR Klinger Sobreira de Almeida, Acadêmico Fundador-Vitalício na ALMM Capitão-Médico JGR, parabenizou o autor, os Comandantes, valorizou a importância do registro da memória contada pelos próprios soldados, cabos, sargentos, tenentes, capitães... e todos que vivem com intensidade esta profissão. O escritor Cel Klinger “criou o 1º Batalhão de Choque Provisório, no ano de 1979, para atender uma inusitada situação mineira de contexto bastante recessivo com ondas de greves e crimes violentos.” Deu certo, pois o BPChq foi criado na força do Decreto Estadual 20.337 de 21/Dez/79 e sua instalação ocorreu 1º de janeiro de 1980.

Para a tenaz busca histórica, o autor contou com a revisão ortográfica da Profa. Sílvia Araújo Motta, Adesguiana, Acadêmica Efetivo-Curricular, ocupante da Cad. 34 da Academia de Letras dos Militares Mineiros Capitão-Médico João Guimarães Rosa e de duas dezenas de Academias de Letras, Ciências e Artes, no Brasil e exterior.

A seguir, o autor Sgt. Maurício entregou ao casal Cel Klinger-Profa. Sílvia um lindo quadro medindo 45cm x 60cm, com a fotografia deles. Sílvia agradeceu ao autor, e, principalmente, ao Cmt do BOPE, TC Alexandre, o grande incentivador para a realidade da existência do Memorial CAVEIRAS DA MONTANHA e da obra lançada.

Nas palavras do Cmt do CPE, o Cel Ricardo apresentou detalhes históricos publicados neste livro de grande valor para a Corporação. Excelente apresentação que marcou presença, agradecimentos do Cmt Geral, do CPE, do BOPE e dos diversos Comandantes e Militares  presentes.

O Veterano Cel Aures, contou fatos vividos por ele e por militares do BOPE. A excelência do trabalho desenvolvido causou admiração em todos os presentes.

A obra, impressa pela Editora Universitária Academia do Prado Mineiro, tem o prefácio do Acadêmico-Historiador Doutor Francis Albert Cotta, Major PM, integrante do BOPE de 1995 a 2019.

O 3º Sgt PM Aníbal Francisco Gonçalves Júnior ficou responsável pelo Projeto Gráfico, Diagramação e linda capa. Merece uma distinção!

Após a solenidade, o autor de CAVEIRAS DA MONTANHA, 1°Sgt Maurício Carlos de Souza, recebeu prazerosamente os presentes para a concorrida dedicatória e autógrafo nos exemplares da obra.  

Estiveram presentes autoridades civis e militares, veteranos do BOPE, policiais da ativa, convidados da Polícia Civil e Guarda Municipal da Capital e Região Metropolitana, ROTAM, Boinas Marrons, e outros convidados de honra.

Valeu a pena atender o CONVITE recebido do Cel PM Ricardo Geraldo de Oliveira Viana, Cmt do Comando de Policiamento Especializado-CPE, do Cmt do Batalhão de Operações Policiais Especiais-BOPE, Ten Cel Alexandre de Paula dos Santos, para testemunhar o sucesso e os aplausos recebidos de 260 presenças. 560 livros foram entregues aos participantes. Grande sucesso! Que o autor Sgt Maurício prepare mais obras históricas para valorizar o Batalhão de Operações Especiais.

A equipe deste Alto Astral News, um jornal de boas notícias, agradece, penhoradamente, aos organizadores e ao autor de CAVEIRAS DA MONTANHA, Sgt Maurício,  pela oportunidade de ser convidada e pautada para a cobertura de tão significativo evento do lançamento do livro da verdadeira história dos 35 anos de Operações Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário