“Amor que mata”: AML recebe debate com a psicanalista e professora Mônica Januzzi sobre implicações do amor romântico na sociedade brasileira e sua relação com feminicídios
O evento é mais uma edição do Sábados Feministas, que acontece, excepcionalmente, em uma sexta-feira, dia 21 de novembro. Evento tem início às 19h e é aberto ao público
![]() |
| Foto: Mônica Januzzi (divulgação) |
Qual é o estatuto do amor, tantas vezes evocado na cena do crime de feminicídio pelo agressor como motivo para o último gesto de violência contra mulheres? O Sábados Feministas realiza, excepcionalmente em uma sexta-feira, no dia 21 de novembro, uma edição dedicada ao tema “Romantismo e feminicídio à brasileira: quem ama mata?”, com palestra da psicanalista e professora Dra. Mônica Januzzi, da PUC Minas, estudiosa das implicações do amor romântico sobre a sociedade brasileira – a quinta em feminicídios do mundo. O evento acontece às 19h, na Academia Mineira de Letras e é aberto ao público.
Segundo a pesquisadora, o amor, frequentemente usado como justificativa para o crime, é “um amor narcísico, produto da identificação masculina ao ideal do Eu patriarcal”. Sob uma perspectiva crítica, de orientação psicanalítica e política, Mônica Januzzi analisa o corpo feminino na cena do feminicídio como expressão de uma cultura que naturaliza a misoginia, herdeira de estruturas coloniais e patriarcais. Em suas pesquisas, a psicanalista ouviu mulheres sobreviventes de tentativas de feminicídio, que relataram um ponto em comum: a crença no amor romântico como prisão simbólica, que paralisa e impede a ruptura com relações abusivas — mesmo diante da iminência da morte. Esse aprisionamento, observa Januzzi, se perpetua pela confluência de três fatores de risco: relações afetivas violentas, valores conservadores religiosos e indiferença do Estado.
O projeto Sábados Feministas é uma iniciativa da AML em parceria com o movimento Quem Ama Não Mata e acontece no âmbito do “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores. O evento tem apoio do Esquina Santê.
SERVIÇO
Sábados Feministas
Romantismo e feminicídio à brasileira: quem ama mata?
com Dra Mônica Januzzi
Data: 21/11, sexta, às 19h – Portões abertos às 18h30
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466 - Lourdes)
Entrada gratuita.
%2019.50.51_547fc0fc.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário